Morada do Sol
Home
Fotos Pousada
Fale conosco
Localização
Acesso Wap
Artigos

Artesanato Peruíbe -> (3)
Ciclismo em Peruíbe
Diarias - Preços - Peruíbe (19)
Ecologia em Peruibe (1)
Encontro Ufológico de Peruíbe (1)
Estação Ecológica Juréia-Itatins
Estação Ecológica Tupiniquins
Festa da Tainha em Peruíbe (1)
Lama Negra (2)
Mapa de Peruibe
Peruíbe Notícias -> (22)
Política de Cancelamento (1)
Pontos Turisticos de Peruibe
Praias de Peruíbe (1)
Ruínas do Abarebebê (1)
Skate
Surf (6)
Ultraleve (1)
Contatos
Visite a Pousada no Facebook

Hotel e Pousada Morada do Sol no FaceBook - Visite Agora


Fale conosco

Mapa do Site

Usuário

Usuário Skype
Cliente Skype
Acesso Wap
Informativo e Carta Convite
Contato ao vivo com Skype

Lama Negra de Peruíbe de Fernando Oliveira

A Lama Negra de Peruíbe é caracterizada como um FANGO.

FANGO é uma denominação utilizada para definir os lodos, limos e lamas que possuem qualidades terapêuticas e se diferenciam das argilas por possuírem em sua composição uma porção mineral e uma porção orgânica. As argilas possuem apenas a fração mineral.

A Lama Negra de Peruíbe formou-se à partir de uma substancia argilosa de origem marinha, que ficou depositada em uma depressão do fundo do mar, quando há cento e vinte mil anos atrás ocorreu um movimento geológico, que elevando o continente, fez com que o oceano recuasse até onde se encontra hoje.

Esta substancia, argilosa muito mais pesada que a água, não se deslocou e permaneceu todo este tempo recebendo matérias orgânicas trazidas tanto pelo mar quanto pelo rio, o que transformou a argila inicial em uma mescla de substâncias minerais e orgânicas, que é justamente o que caracteriza um fango.

A jazida de Peruíbe é considerada a maior jazida conhecida do mundo e tem um volume estimado de 83 mil toneladas, sendo que em alguns pontos chega ter mais de setenta metros de profundidade, embora o alvará de lavra emitido em favor da PRODEP, restrinja a exploração a apenas três metros e meio de profundidade.

O plano de lavra prevê ainda a demarcação da jazida em áreas de 10x10 mts., denominadas de cavas e que serão as unidades de exploração da jazida. Estas cavas após serem esgotas por falta de material ou por atingir a profundidade máxima permitida, serão preenchidas por material retirado do rio Peruíbe, até a altura de 50 centímetros abaixo do nível do solo vizinho e em seguida será depositado o resíduo da lama já utilizada para os tratamentos de saúde, com o objetivo de resgatar as condições naturais da área e contribuir para a recuperação da porção de mangue já degradada.

A exploração da jazida ocorre de forma artesanal, através de trabalho manual para evitar a contaminação e a degradação da área da jazida e as cavas deverão ter suas bordas protegidas por sacas de rá fia cheias de areia proveniente da dragagem do rio, próxima ao porto dos pescadores.

Após a seu extração a lama é acondicionada em bombas de material plástico e em seguida é destinada para os seus diferentes usos, entre eles está o Complexo Thermal da Lama Negra de Peruíbe, onde a lama passa por um processo de beneficiamento e maturação.

Durante o processo de beneficiamento, faz-se a limpeza da lama por métodos mecânicos, incluindo a lavagem da lama em sucessivos banhos com água sulfurosa, extraída no próprio local, até que ela esteja devidamente livre de impurezas hidrossolúveis, e que não existam mais substancias em suspensão na água. Em seguida a lama passa por uma série de separações granulométricas, adequando-a aos diferentes objetivos de uso.

Findo este processo, inicia-se o trabalho de maturação da lama, que ocorre nos coxos. Durante este processo que conta com a adição de água marinha, para propiciar o desenvolvimento de uma flora bacteriana adequada, ou seja, a flora que produz o enxofre, e ao mesmo tempo combatendo, pelo aumento da salinidade, a proliferação de bactérias indesejadas ou nocivas. Este período é o mais longo, variando de 03 a 06 meses durante os quais faz-se o controle da qualidade pela medição indireta da concentração de enxofre através do potencial redox.
A lama já maturada vai então ser utilizada nos tratamentos médicos e também para demonstração da sua possibilidade de uso em estética.

Os pacientes que se submetem aos tratamentos são oriundos, em sua maioria, da própria rede básica de saúde, outros são encaminhados pelos seus médicos particulares e ainda outros procuram o serviço de forma espontânea. De todas as formas, os pacientes que procuram o Complexo Thermal, passam por uma avaliação médica no próprio Complexo, para evitar os tratamentos desnecessários ou aqueles que sejam fadados ao fracasso, por serem mal indicados. Há um grande cuidado para evitar que a Lama Negra seja vista como uma panacéia, pois isso fatalmente ira fazer com que seu uso caia no descrédito.

Felizmente temos observado um resultado muito efetivo dos tratamentos, fazendo com que pacientes que eram freqüentadores habituais de ambulatórios e emergências, passem a não mais necessitarem destes serviços e também consumirem menor quantidade de medicamentos, o que proporciona economia ao serviço de saúde, diminuindo o número de atendimentos, diminuindo o consumo de medicação específica e das necessárias para amenizar os efeitos colaterais destas.

Os tratamentos propostos seguem orientação de centros mais desenvolvidos com os quais mantemos contato e é importante relatar os dois sistemas mais utilizados, que são o Sistema Cubano e o Sistema Italiano, cuja escolha, caso a caso, se faz após uma detalhada análise.


Paulo Flávio de Macedo Gouvêa

Assessor do Projeto Lama Negra - Administração Gilson Bargieri

Notas:-

Este artigo é meramente informativo.

Não aplicamos nem comercializamos o produto.

O Lamário Municipal fica localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 204, no centro (próximo ao porto de pesca) em Peruíbe.

Os telefones para mais informações são (13) 3455-8766 e 3455-2463.

O site da prefeitura é o www.peruibe.sp.gov.br.

 

Para maiores informações visite a página web do artigo.
Este artigo foi publicado em sexta 18 novembro, 2005.
Envie este artigo para um amigo
Digite o E-Mail do seu Amigo:  



Cópia de página e conteúdo protegido por Copyscape




POUSADA MORADA DO SOL
 Av. Governador Mário Covas Junior, 515 - Centro
 CEP 11750-000 - Peruíbe -  SP

Em Peruíbe - Fone: (13) 3455-4084
| (TIM) (13) 99777-7012

através de E-Mail:

  Home » Lama Negra » Lama Negra de Peruíbe

  

Seu endereço IP:: (54.225.20.73) Otimização de Sites - SEO