Morada do Sol
Home
Fotos Pousada
Fale conosco
Localização
Acesso Wap
Artigos

Artesanato Peruíbe -> (3)
Ciclismo em Peruíbe
Diarias - Preços - Peruíbe (19)
Ecologia em Peruibe (1)
Encontro Ufológico de Peruíbe (1)
Estação Ecológica Juréia-Itatins
Estação Ecológica Tupiniquins
Festa da Tainha em Peruíbe (1)
Lama Negra (2)
Mapa de Peruibe
Peruíbe Notícias -> (22)
Política de Cancelamento (1)
Pontos Turisticos de Peruibe
Praias de Peruíbe (1)
Ruínas do Abarebebê (1)
Skate
Surf (6)
Ultraleve (1)
Contatos
Visite a Pousada no Facebook

Hotel e Pousada Morada do Sol no FaceBook - Visite Agora


Fale conosco

Mapa do Site

Usuário

Usuário Skype
Cliente Skype
Acesso Wap
Informativo e Carta Convite
Contato ao vivo com Skype

Lama Negra - Tratamento para Artrite de Editorial

Lama negra de Peruíbe possui efeitos terapêuticos
para tratamento de artrite.

Utilização em ratos com artrite induzida diminuiu níveis de degeneração da cavidade articular, abrindo novas perspectivas para a produção de medicamentos e na própria terapia alternativa.

Estudo realizado na Faculdade de Medicina (FM) da USP mostra que a utilização da Lama Negra de Peruíbe, cidade do litoral Sul de São Paulo, apresentou efeito antiinflamatório em ratos com artrite experimental. "Houve uma diminuição da resposta inflamatória nos animais", conta a biomédica Zélia Maria Nogueira Britschka, autora da pesquisa.

A biomédica teve a idéia de estudar a lama para obter uma comprovação científica dos seus efeitos terapêutico, já propagados pela população local. "Há alguns anos, um médico da cidade fazia demonstrações na praia, com imersões e cataplasmas (aplicações concentradas) da lama em pacientes com problemas de artrite. As pessoas foram tratadas diariamente por três semanas, e tiveram os sintomas da doença aliviados de 3 a 6 meses" conta Zélia.

No Laboratório de Inflamação da Reumatologia da FM, a biomédica estudou o assunto, em seu programa de doutorado, num caráter mais científico e menos empírico. Além disso, a possível confirmação dos efeitos benéficos da lama poderia acabar com as ressalvas das pessoas que viam os resultados positivos apenas como um efeito placebo.

Modelo experimental
A fangoterapia (aplicação da lama para efeitos terapêuticos) é muito utilizada em países da Europa e da Ásia, como uma modalidade de terapias de Spa. Nessa situação, pode haver outros efeitos, como o relaxamento e a aplicação de outras terapias, que influenciem no resultado positivo. Por isso, a biomédica decidiu utilizar em seus estudos um modelo experimental, onde esses parâmetros são anulados.

A intenção foi reproduzir o que era colocado em prática pelo médico de Peruíbe, com as mesmas condições, mas em animais. "Os testes foram feitos com ratos submetidos a uma indução do quadro de artrite e posterior exposição à lama. O processo se repetiu diariamente por 15 dias, em períodos de 30 minutos, à 40º C", conta a biomédica.

Os animais andavam sobre a lama, que era colocada em suas gaiolas. Foi observada uma redução na resposta inflamatória crônica, ocorrendo diminuição da presença de células brancas no líquido sinovial da cavidade articular com artrite (não existem glóbulos brancos em articulações saudáveis), além de uma melhora na destruição de tecidos da articulação.

Controle científico
Além dos ratos submetidos ao tratamento com a lama, foi utilizado um grupo de animais chamado "de controle". Eles foram tratados nas mesmas condições, mas com água quente no lugar da lama. Esse procedimento foi necessário. Na literatura médica há indícios de que o efeito terapêutico da lama vem de sua capacidade de manter a temperatura", descreve Zélia. "Com a maior exposição ao calor, ocorre uma reação ao estresse térmico, com aumento de cortisol, um reconhecido antiinflamatório". Esse grupo de animais se comportou praticamente como os animais com artrite induzida, mas com uma diminuição menos significativa da resposta inflamatória.

Deste modo, fica claro que além da temperatura, há algo mais na Lama Negra de Peruíbe, penetrável na pele, que faz com que os efeitos da artrite sejam amenizados. A biomédica pretende continuar as pesquisas em seu pós-doutorado, e diz que "o tratamento com a lama não substitui totalmente a medicação para artrite, mas pode ser coadjuvante, utilizado em parceria com os remédios tradicionais em pacientes que não respondem bem aos efeitos colaterais da medicação normal".

Fonte - Matéria publicada em 23/03/2006 pela Agência USP de Notícias  

São Paulo, 22/03/2006 - Boletim 1806 USP Notícias 
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Saúde
Lama negra de Peruíbe
contribui para tratar artrite

Pesquisa da FM feita com ratos
mostra que tratamento com aplicações
da lama aliviou sensivelmente
os sintomas da doença
leia mais...

mais informações:
visite a página do artigo

Notas:-

Este artigo é meramente informativo.

Não aplicamos nem comercializamos o produto.

O Lamário Municipal fica localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 204, no centro (próximo ao porto de pesca) em Peruíbe.

Os telefones para mais informações são (13) 3455-8766 e 3455-2463.

O site da prefeitura é o www.peruibe.sp.gov.br.

 


Para maiores informações visite a página web do artigo.
Este artigo foi publicado em domingo 26 março, 2006.
Envie este artigo para um amigo
Digite o E-Mail do seu Amigo:  



Cópia de página e conteúdo protegido por Copyscape




POUSADA MORADA DO SOL
 Av. Governador Mário Covas Junior, 515 - Centro
 CEP 11750-000 - Peruíbe -  SP

Em Peruíbe - Fone: (13) 3455-4084
| (TIM) (13) 99777-7012

através de E-Mail:

  Home » Lama Negra » Lama Negra - Tratamento para Artrite

  

Seu endereço IP:: (54.81.178.153) Otimização de Sites - SEO